quarta-feira, 13 de junho de 2007

A DISLEXIA EM ADULTO DE 40 ANOS



Descrição do caso:

Uma senhora de 40 anos me envia, por e-mail, um relato de sua dificuldade em leitura.

Diz ser estudante do 3º período de pedagogia e sempre teve muita dificuldade em cálculos. Mais recentemente, na faculdade em que estuda, fazendo uma disciplina sob o nome de Alfabetização e Letramento, ouviu falar em dislexia e chegou a conclusão, após ler artigo meu sobre a referida doença (sic) que tem esse problema. Será que na minha idade ainda pode haver cura? Será que tenho condição de ser uma professora?
Relate que, infelizmente não teve uma boa alfabetização. Foi alfabetizada na roça, veio para cidade e cursou a segunda série antigo primário numa cidade do interior onde estudei até o segundo ano do Normal (Reriutaba- Ce). Mudei para o Rio de Janeiro, onde, também, cursou o segundo grau (ensino fundamental) por sistema de crédito um ano imeio para poder concluir o curso, sempre com muita dificuldade. Depois de 10 anos, voltou a estudar pedagogia, para ela, um sonho realizado, mas diz estar e tendo muita dificuldade devido a esse problema (M)

Observações importantes:

Utilizamos a expressão latino, no texto, por entendermos que é importamente comentarmos o relato a partir das próprias reais do interessado. Assim, sic é uma palavra (advérbio) que, entre parênteses ou colchetes, se intercala numa citação ou se pospõe a esta para indicar que o texto original está reproduzido exatamente, por errado ou estranho que possa parecer.]

A dislexia não é uma doença - Não consideramos a dislexia uma doença. Por doença, devemos entender, patologicamente, uma alteração biológica do estado de saúde de um ser (homem, animal etc.), manifestada por um conjunto de sintomas perceptíveis ou não; enfermidade, mal, moléstia. O Câncer é uma doença, mas a dislexia é uma síndrome.

A dislexia é uma síndrome - Consideramos, sim, a dislexia como síndrome posto que este termo traz a idéia, ainda que, clinicamente, falando, de um conjunto de sinais e sintomas observáveis em vários processos de dificuldades diferentes e sem causa específica.

A dislexia também não é uma patologia - Com exceção dos casos de dislexia adquirda, advinda de uma AVC ou traumatismo, patologia é, no campo da medicina, qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença. Ao certo, quando é considerada, por alguns especialistas da saúde como patologia, estes querem se referir a um desvio em relação ao que é próprio ou adequado ou em relação ao que é considerado como o estado normal de uma coisa inanimada ou imaterial.

A dislexia não é desleixo também - Muitos vêem os disléxicos como preguiços ou desleixados. Dislexia não desleixo. Por disleixo, devemos entender falta de cuidado, de atenção, de apuro. Não tem uma causa, a rigor, endógena. Tenho defendido em meus estudos a dislexia como uma dificuldade específica no aprendizado da leitura. Portanto, o fator ambiente escolar é determinante na definição da síndrome disléxica.

Vicente Martins é professor da UVA, em Sobral, CE. E-mail: vicente.martins@uol.com.br













Um comentário:

Bagá Manfra disse...

A pergunta é.....existe cura ou uma melhora para quem é dislexo e tem mais de 40 anos? Gostaria de saber se tenho chances de ficar bom! Obrigado!